Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

#agricultura
Estiagem Prefeito Valdir Rubert participa de reunião com Ministra da Agricultura e Governador de SC em Chapecó

Publicado em 13/01/2022 às 14:10 - Atualizado em 13/01/2022 às 14:10

O Prefeito Valdir Rubert, que também é Vice-Presidente da Ameosc, esteve representando os prefeitos na entrega do ofício
Créditos: Divulgação Baixar Imagem

Os Prefeitos da região da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc), dentre eles o Prefeito de Mondaí Valdir Rubert, participam de reunião autoridades como a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; o Governador do Estado de Santa Catarina Carlos Moisés; e o Secretário de Estado da Agricultura Altair Silva. A reunião abordou sobre a estiagem que vem atingindo a região desde o início do mês de novembro de 2021. O evento aconteceu em Chapecó nesta quarta-feira, 12.

Também estiveram presentes outras autoridades e lideranças do setor agrícola como o secretário de Política Agrícola, Guilherme Batos, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) Guilherme Ribeiros, o presidente da Embrapa Celso Moretti.

O objetivo da reunião foi tratar sobre a crise gerada pela estiagem nos municípios do Oeste e Extremo Oeste do Estado. Na região, os prejuízos na produção agropecuária são incalculáveis. Na cultura de milho safra, as perdas superam os 40%; na cultura da soja, as perdas são de mais de 24% e na produção de leite, houve uma queda de produção de mais de 21%. Além da falta de água para o consumo dos animais, a falta de alimentos é eminente.

Além de não germinar, as pastagens estão secando e as reservas de alimento - como as silagens de milho, fenos e pré-secados - estão comprometidas e serão insuficientes para a alimentação dos animais nas propriedades.

Conforme o secretário executivo da Ameosc, Airton Fontana, ofícios solicitando o auxílio do governo do Estado, através de equipamentos e recursos aos municípios e produtores rurais, foram entregues em mãos ao governador Calos Moisés e ao secretário de Estado da Agricultura, Altair Silva.

O Prefeito Valdir Rubert, que também é Vice-Presidente da Ameosc, esteve representando os prefeitos na entrega do ofício, juntamente com a prefeita em exercício de Paraíso, Silene Líbero. Também esteve presente na entrega, o presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Plínio de Castro.

A Vereadora de Mondaí Kátia Schmeier e o Secretário do Planejamento, Economia e Gestão Sidnei Rodrigues participaram da reunião juntamente com o Prefeito.

O documento solicita formalmente o auxílio emergencial na destinação de recursos para a realização do transporte de água bruta e potável, para contratação de máquinas e equipamentos para abertura de bebedouros e demais reservatórios de água. Também a aquisição de caixas para armazenamento de água e aquisição de kit de bombeamento de água dos reservatórios ou rios. Além disso, solicita crédito de emergência de R$ 50 mil com juros subsidiados e prazo de 10 anos para pagar, com rebate de 20% do crédito para quem efetuar os pagamentos no prazo estabelecido em contrato.

 

Jornalista Tamara Melo

Assessora de comunicação/Município de Mondaí 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar