#agricultura
Secretaria de Agricultura de Mondaí viabiliza Curso de Inseminação Artificial em Bovinos

Publicado em 13/10/2021 às 14:48 - Atualizado em 13/10/2021 às 14:48

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Mondaí viabilizou um curso de Inseminação Artificial em Bovinos de forma gratuita. O curso foi realizado durante a última semana, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR); e a Cooperativa Regional Itaipu, no Centro de Treinamento de Inseminação em Pinhalzinho.

Conforme o Prefeito Valdir Rubert o curso vem de encontro com os objetivos da administração, de fomentar o desenvolvimento dos jovens agricultores, na produção agropecuária na produção de Bovinos de leite. “É mais uma ação da nossa administração visando auxiliar as propriedades rurais”, destaca.

O curso tem duração de 40 horas e conteúdo programático é o seguinte: Inseminação artificial: importância, vantagens e desvantagens, instalações e material necessário; Aparelho reprodutor masculino: noções básicas de anatomia e fisiologia; Aparelho reprodutor feminino: noções básicas de anatomia e fisiologia; Cio: definição, identificação do cio, duração e intervalos, cios anômalos, sincronização, horários de inseminação; Sêmen: qualidade, tipos de embalagens, identificação; Botijão de sêmen: tipos e capacidades, componentes, cuidados no manejo, medição do nível de nitrogênio; Inseminador: perfil, higiene, controle de dados, auxiliar; Manejo do rebanho com vistas à inseminação artificial; Práticas: manejo do botijão e descongelamento de sêmen, inseminação em corpo de provas, manejo e inseminação em animais vivos, registros dos dados.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Juliano de Oliveira destaca que a inseminação artificial é muito importante para a produção leiteira. Ele explica ainda que a secretaria irá viabilizar novamente o curso no período de 29 de novembro a 02 de dezembro de 2021.

Os Pré-requisitos para participar do curso são: Escolaridade: alfabetizado; Idade: 18 anos (início do curso); Mínimo de participantes: 10; Máximo de participantes: 12.

O transporte para conduzir os alunos até Pinhalzinho foi cedido pela Secretaria Municipal de Educação de Mondaí.

Assessora de Comunicação/Município de Mondaí