Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

#saúde
Secretaria de Saúde de Mondaí realiza mutirão de cirurgias eletivas

Publicado em 23/06/2022 às 10:23 - Atualizado em 23/06/2022 às 10:25

Pacientes que se deslocaram até o Instituto Hospitalar Beneficente Nossa Senhora das Mercês, em Iporã do Oeste-SC.
Créditos: Ivomar Rauber Baixar Imagem

O Município de Mondaí através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quarta-feira (22), um mutirão de cirurgias eletivas no Instituto Hospitalar Beneficente Nossa Senhora das Mercês, em Iporã do Oeste-SC.

O objetivo é reduzir a demanda reprimida dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Foram realizados 47 procedimentos, sendo 39 de Facectomia, sete de Capsulotomia YAG Laser e uma de Pterígio.

Os pacientes estão sendo chamados pela ordem cronológica da fila do Sistema de Atendimento Municipal de Saúde (SAMS). A regulação do acesso dos pacientes, o agendamento e a realização dos procedimentos deverão estar de acordo com a fila única estadual, a qual deve considerar tanto a ordem de ingresso, bem como critérios clínicos que justifiquem a priorização.

Conforme o Secretário Municipal de Saúde, Ginther Otto Dreher, a cirurgia de Facectomia é a remoção do cristalino do olho que se tornou opaco, referenciado como Catarata. Já a cirurgia de Pterígio consiste na remoção do tecido carnoso que se formou nos olhos e pode adicionar ou não alguma membrana na região e a Capsulotomia YAG Laser é um procedimento que remove a opacidade presente em uma cápsula do olho, que protege o cristalino, nossa lente natural. “São pequenos procedimentos, mas que vão fazer toda diferença na vida dessas pessoas, melhorando sua visão”, argumentou Dreher.

De acordo com o Prefeito Municipal de Mondaí, Valdir Rubert, a Administração vem buscando priorizar os investimentos em Saúde para que os atendimentos, sejam eles cirurgias, exames ou outros procedimentos possam ser realizados o mais breve possível. “Não estamos medindo esforços para reduzir o tempo de espera dos atendimentos solicitados, melhorando assim cada dia mais nossa qualidade no atendimento da Saúde dos mondaienses”, finalizou Rubert.

 

 

Ivomar Rauber Jornalista Reg 0006945/SC

Fotos: Ivomar Rauber

Assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal de Mondaí