Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

#saúde
Atendimentos Psicológicos no CAPS de Mondaí aumentam consideravelmente com a pandemia

Publicado em 22/10/2021 às 08:28 - Atualizado em 22/10/2021 às 13:50

Atendimentos Psicológicos no CAPS de Mondaí aumentam consideravelmente com a pandemia
Créditos: Tamara Melo Baixar Imagem

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) de Mondaí é uma unidade integrada à Secretaria Municipal de Saúde do Município, que realiza atendimentos diários de adultos, crianças e adolescentes, com transtornos mentais severos e persistentes como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, esquizofrenia incluindo, transtornos relacionados as substâncias psicoativas como álcool e drogas. Sua população de abrangência inclui os municípios de Mondaí, Riqueza, Iporã do Oeste e São João do Oeste.

A Assistente Social Graciele Regina Bizello conta que com a pandemia os atendimentos aumentaram consideravelmente. No ano de 2019 o CAPS atendia um total de 399 pacientes e atualmente atende 496.

De janeiro a setembro de 2021 foram realizados 373 atendimentos médicos, para receitas de medicamentos de saúde mental; 276 atendimentos psiquiátricos e 909 atendimentos psicológicos. 

O Prefeito Valdir Rubert destaca que além dos impactos na saúde física, a pandemia da Covid-19 também tem afetado emocional e mentalmente a população. “Mais do que nunca as pessoas precisam cuidar de sua saúde mental, precisam ter acesso a tratamento na rede pública, pois, ao contrário da visão elitista que muitos têm, a psicoterapia é para todos”, Enfatiza.

O Secretário de Saúde Ginther Otto Dreher explica que para ser atendido no CAPS, a pessoa deve procurar diretamente este serviço ou ser encaminhado pela unidade básica de saúde. “Nossa equipe está preparada para receber todos que necessitam”, enfatiza.

A unidade visa a recuperação em saúde mental e a integração do usuário com sua família, no fortalecimento de vínculos e comunidade, pelo acesso à educação, trabalho, lazer e exercícios dos direitos civis. Para alcançar esse objetivo, o CAPS conta com equipe multiprofissional, sendo enfermeira, assistente social, psicólogas, médica, psiquiatra, técnica de enfermagem, artesãs, motorista, auxiliares de serviços gerais e estagiários. Devido a pandemia, somente os atendimentos psicológicos individuais, médicos e psiquiátricos seguem sem alteração.

Conforme a Psicóloga do CAPS Vanessa Brunetto, o trabalho do psicólogo realizado junto ao CAPS envolve o acolhimento, discussão dos casos com a equipe, psicoterapia, atendimento às crises, elaboração de planos individuais de cuidados, grupos e oficinas, intervenção grupal e familiar, orientações e visitas domiciliares.

 

Jornalista Tamara Melo

Assessora de Comunicação/Município de Mondaí 

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar